5 ferramentas indispensáveis para o automodelista

Neste feriado de 6 dias, pelo menos para quem é do Rio de Janeiro, aproveitei para ajustar os carros. Fiz todos os ajustes possíveis neles e acabei me empolgando para fazer um post sobre as ferramentas indispensáveis para o automodelista.

Para começar as réguas de setup. Pode parecer bobagem, mas elas são muito importantes até para quem não compete, para quem apenas gosta de rodar e brincar com o seu automodelo. Quem já usou sabe a diferença que um ajuste fino de cambagem, caster e TOE pode fazer num carro.

É a ferramenta mais importante no ajuste do carro, indiscutivelmente. Depois de ajustar o RC nas réguas a diferença é sensível logo quando você o coloca no chão para guiar.

A segunda ferramenta é a micro-retífica. A mais conhecida delas é a Dremel. Ela faz de tudo, desde limar as caixas de roda até retirar um parafuso que está emperrado. Não tê-la vai transformar coisas simples em grandes problemas.

Outras 3 ferramentas igualmente importantes:


Régua de altura - serve para ajustar a altura do carro em relação ao solo, as balanças e medir o downstop.


Tesoura de bolha - é a tesoura certa para cortar bolhas.


Furador de bolha - Furos perfeitos em segundos para poder colocar sua bolha no chassis.

Com estas 5 ferramentas você é um automodelista tranquilo, não adianta fazer adaptações e vir dizer que é melhor por que não é. Estas ferramentas servem para os amadores e para os profissionais.