"Ola amantes do automodelismo radio controlado, em especifico os adeptos da categoria de Touring Cars Elétricos escala 1/10.
Desde o final de 2011, começo de 2012, a então, pouco
conhecida Awesomatix, de origem Russa, vem gerando um certo reboliço no
mercado com o lançamento do modelo A700 com muitas inovações patenteadas pela
marca e um preço bem salgado também.
Eu, que gosto muito mais da parte elétrica e mecânica e seus
respectivos acertos do que da pilotagem, venho namorando e tentando viabilizar
a compra de um A700 desde o lançamento e neste ano de 2015 consegui adquiri-lo.
A verdade é que , quem esta a muitos anos no hobby , sabe
que as reais modificações e inovação em relação aos chassis foram pequenas.
Nestes últimos 10 anos, poucos foram os projetos realmente inovadores que
surgiram.
Recebi o Kit e comecei os trabalhos de montagem e
reconhecimento do carro ... não há como ser diferente , se você deseja andar
com um carro, seja lá qual for ele, precisa conhece-lo muito bem , para
realizar as manutenções e os ajustes.
Nos primeiros passos, fiquei quase maluco, pois o meu
conhecimento em RC , pouco me ajudou. O carro é 100 % diferente de tudo que eu
já havia visto antes, tive que ir aprendendo e pesquisando na web a medida que
evoluía na montagem e substituição do chassis , do modelo original A700 EX para
um mais estreito do A700 L.
Enfim , quando o Rapha me escreveu , pedindo uma nota sobre
o carro, para postagem no site Tartara RC , eu já havia estreado com o carro em
pista e conseguido acertar o setup . O bixo de 7 cabeças passou a ser a melhor
escolha que fiz e o carro mais robusto e de fácil manutenção e acerto que tive.
Vamos as minhas considerações sobre o carro , vale lembrar
que o meu carro não possui ainda o gear box flutuante, que vem no Kit do A700
EVO e dispensa o uso do upperdeck. O upgrade é vendido separadamente e com um
precinho bem salgado também ... quem sabe em um futuro próximo !
Segue um comparativo em relação a maioria dos TCs existentes
atualmente no mercado:
- Carro usa cardã , em detrimento as correias – isto, aliada
as demais inovações , torna a manutenção bastante simples, pois o cardã pode
ser removido/fixado com apenas um click e sem a necessidade de remoção de
qualquer peça do carro
- Coroa pode ser trocada sem a remoção do upper deck ,
tornando rápida a tarefa em uma corrida
- TODO o sistema de funcionamento do carro é feito por
Balls, o carro não utiliza Pin para fixação de bandejas , hubs , steering
blocks e esta é uma das características que faz com que o carro quebre menos
- a única peça plástica do carro é o suporte da barra
estabilizadora, todas as demais peças são de alumínio ou fibra de carbono,
inclusive as bandejas ,etc
- o meu kit já veio com duas opções de montagem de motor , a
longitudinal mais usada para categoria stock e a transversal, mais usada para
motores modified... a mudança do berço do motor é bem simples e altera a caixa
de redução do carro, por conta disto, a justificativa do informado acima.
- A principal evolução do carro, são os amortecedores , eles
trabalham na posição horizontal , com um feixe de mola em detrimento as
tradicionais molas helicordiais dos amortecedores em posição vertical. Com
isto, o carro dispensa o uso de torres de suspensão.
- o óleo interno dos amortecedores , vem de fábrica .
Esqueça os conceitos usados nos demais carros de ficar alterando óleo , molas,
etc, No A 700 os ajustes são feitos
entre foi pontos específicos e para isto, o usuário necessita de um gabarito de
laminas em milímetros, que vem junto ao kit . A altura do carro é ajustada em
um parafuso e as molas originais que são soft na dianteira e traseira ,
combinadas as barras estabilizadoras, funcionam muito bem , na maioria das
pistas. O manual possui uma tabela de correlação entre a alteração de pesos e
tensão das molas x ajuste de espaço por lamina de mm do gabarito.
- Tanto spool como gear diff , são inteiros em alumínio e
com engrenagem interna de metal. O carro é extremamente solto e livre ,
diferente dos carros com correia , em que o usuário precisa ficar alterando no
suporte do diferencial, a tensão delas. No cardã este ajuste não existe.
- O ajuste do Caster é bem simples e feito através da
linkagem , recomenda a compra do caster duo que fica acoplado a mesa de setup.
O carro possui ajustes simples de caster , camber e Toe na dianteira e
traseira.
- Após se familiarizar com o carro, torna se bem simples o
processo de manutenção e em apenas alguns minutos o carro pode ser inteiro
desmontado com muita facilidade.
Boa diversão e até as pistas !