Desde meados da última década a criação e homologação das
bolhas GBS para corridas de carros de turismo nunca tiveram um representante
tão extremo como a nova Type-S da Protoform.
Para quem ainda não sabe o que é GBS, a sigla quer dizer
Global Body System. Para resumir o que
isso significa em termos práticos, são bolhas de autos 4 portas com desenho “protótipo”.
Até podem fazer menção a algum modelo real, mas estão cada vez mais distantes
deles, seja sem desenho ou em proporções.
Há 20 anos atrás a bolhas, ou carrocerias, dos carros de
turismo RC eram modelo muito mais próximos dos modelos de rua. Havia Dodge
Stratus, Alfa Romeo 156, Volvo S40, Ford Mondeo, Peugeot 406, Renault Laguna e
por aí vai. Isso sem falar nas bolhas das Tamiya, que sempre primaram por seus
desenhos lindos e sendo réplicas quase perfeitas de modelos 1/10. Era comum ver
na pista carros com bolha das Tamiya competindo também.
Hoje em dia isso é impossível, a não ser que seja em uma
competição Club Racer, onde a regra estipule o uso destas bolhas. A busca pelo
desempenho, aerodinâmica, estabilidade e o não pagamento de royalties aos
fabricantes fez as bolhas de turismo perderem a identidade com os carros 1:1.
Ainda que, de longe, a maioria lembre um modelo de rua, não
há mais nomes reais, só siglas ou nomes imaginários. As cabines estão cada vez
mais adiantadas (parecem carros do WEC), os porta-malas estão cada vez mais compridos e a frente cada
vez mais comprida.
O maior exemplo desta tendência é a Type S da Protoform. Que
até lembra, de longe o Tesla Model S,
mas nas proporções só tem preocupação com o desempenho, tornando seus cortes
estranhos em relação a um carro de rua.
Não sou contra a tecnologia, a evolução, mas sempre achei
mais charmoso as bolhas que eram “carros de verdade” em miniatura.