Quando vi apela primeira vez os postes horizontais na traseira, a primeira impressão foi boa, quis logo fazer um teste com eles. Hoje em dia posso dizer que não acho que, na prática, sejam melhores que os postes verticais tradicionais. Apesar de todos os carros atuais terem esta opção, ou, em algumas das vezes, só ela, os postes verticais são bem mais práticos para pilotos de final de semana.
Os postes verticais são mais simples de ajustar na bolha e com a bolha avançada eles fazem bem a função de manter a parte traseira bastante firme. Outra vantagem deles é que, numa pancada de traseira, eles ajudam a amortecer o impacto no chassis, enquanto os postes horizontais vão fazer toda a força ir para a torre e o chassis.
Outra coisa que notei é que, com bolhas ultra leves, os postes horizontais na traseira pioram o desempenho do carro, criando muita vibração da bolha.
Uma solução que parece bem melhor que prender a bolha com os postes horizontais direto na parte traseira dela é o suporte para postes horizontais da RC Maker. O que acontece é que o valor do UP é de quase uma bolha, e ele varia de bolha para bolha. Com valor atual do dólar, fica sem sentido investir nisso.