Como já era de se esperar a Tamiya mostrou o seu novo chassi de touring para competições, o 417.
Desenvolvido pela divisão de competições da marca japonesa, a TRF (Tamiya Racing Factofy) o novo 4x4 não traz nada de muito novo, mas algumas mudanças interessantes, principalmente para acomodar baterias de LIPO/LIFE, o que já vem sendo visto em modelos de outros fabricantes. Vale lembrar que a Tamiya venceu 4 dos últimos 5 mundiais da IFMAR. Desde 2002, só no ano de 2006 a Tamiya não levou o caneco (o Mundial IFMAR é realizado a cada dois anos)
Com novo 417 ela pretende vencer em 2012 também. O novo chassis acomoda as mais variadas baterias de formato retangular. Ele foi otimizado para isso. Ficou mais estreito tanto no prato principal quanto na espinha, o que implica dizer que o motor está mais no centro do carro. O montante do motor e bulkheads foram reforçado, aumentando a rigidez geral do modelo que com o chassis mais estreito tende a diminuir. Ainda segundo o fabricante a redução de atrito das novas polias e diferenciais foi grande. A tração e o comportamento em curvas estão bem melhore que o 416.
O ratio inicial é de 1,94. O sistema de esterçamento não é ligado ao deck superior o que ajuda na flexibilidade do carro. Isso também ajuda na diminuição do centro de gravidade. Peças como as homocinéticas oram refeitas e estão mais resistentes. O battery holders são para baterias de formato retangular, não suportando mais modelos tradicionais de células sub-c. O chassis principal tem 2,25mm de espessura.