Este review é um pouco diferente. Apesar de mostrar a montagem passo a passo do HMX, da Corally, não mostra a montagem de um kit novo de caixa, como eu costumo colocar aqui no blog. Este modelo adquiri há pouco tempo e já era usado, muito novo, mas o review engloba, desmontagem, preparação e montagem.
Ele veio montado, porém teve todas as partes desmontadas, peça a peça, com limpeza e preparação de 100% dos componentes. Este tipo de revisão eu costumo fazer a cada 3 ou 5 corridas numa temporada regular. Além deste post farei outros isolados mostrando limpeza de componentes como rolamento s e parafusos.
(figura 2) Neste ponto as balanças já foram fixadas, é o início da montagem da estrutura principal do carro. Não usei o setup sugerido pela fabricante na montagem da distância entre eixos, pois ele não serve bem nas pistas que costumo andar. Usei o entre-eixos mais curto possível.
(Figura 3) O diferencial, ainda de esferas, vem montado de fábrica, o desmontei apenas para lubrificação e limpeza, na maioria das peças de plástico uso WD-40.
(Figura 4) O diferencial blocado na dianteira é de fácil montagem e desmontagem, como todos os outros...
(Figura 5) Estes bulkheads do HMX são uma das partes mais legais do HMX. Eles são idênticos na dianteira e na traseira. O montante central do motor conta com 4 peças independentes. Até este momento nada de dificuldade na montagem.
(Figura 6) A polia central e coroa seguem sem grandes mistério, mas o detalhe aqui fica por conta do tipo de coroa que tem que ser usada. Tem que ficar atendo para não comprar uma não compatível, uma vez que os parafusos são preso nos furos mais externos apenas. Por exemplo, coroas X-Ray não servem no HMX.
(Figura 7) Apenas o detalhe dos montantes dianteiros. Neste kit o opcional para mais um ponto de fixação do link superior da suspensão, o que aumenta as quantidade de ajustes para ajuste de cambagem e rolagem do carro, está presente.
(Figura 8) Neste ponto o chassi principal já recebeu quase todas as peças que são fixadas nele.
(Figura 9) A instalação do drive train. O detalhe para a coro que fica no lado oposto da maioria dos modelos de hoje em dia. Isso vai fazer com que sejam necessários pinhões longos. Outra coisa: neste chassi vierem as torres de amortecedores tradicionais, em fibra de carbono, no lugar das de alumínio originais do carro.
(Figura 10) Mais um opcional: sistema de esterçamento preso ao chassis principal e não ao deck superior. Originalmente este pela é em plástico injetado.
(Figura 11) Detalhe da parte traseira do carro já com as homocinéticas instaladas. A colocação e a retirada do diff depende de apenas da retirada de 2 parafusos presos ao fundo do chassis.
(Figura 12) Acima do detalhe da parte dianteira do carro, já com todos os links instalados. Outra coisa do modelo desmontada que difere do original são os postes de suspensão que, ao invés do original de rosca, tem os tradicionais com furos e grampos.
(Figura 13) Agora o chassi está quase pronto, faltando apenas a instalação dos amortecedores e deck superior e, claro, de todo o hardware restante.
Como havia escrito, vou publicar alguns outros posts com detalhes de limpeza e regulagem que acabei podendo fazer com este modelo, os amortecedores serão um destes posts. A imagem que ilustra o posto (a primeira) já mostra o chassi montado com os eletrônicos.
O tempo total de desmontagem, limpeza, regulagem e montagem do carro ficou em cerca de 6 horas. Espero que tenham gostado e fiquem ligados que, em breve, coloco mais dicas aqui no blog.