RCclopédia: motores brushless

Depois de muito tempo, aqui está mais um post sobre o RC elétrico. No primeiro escrevi sobre o Chassis (aqui) e agora vou falar de motores. O objetivo deste post não é explicar o funcionamento do motor brushless, mas sim tentar ajudar na escolha de quem está começando.

Para quem está começando uma das questões mais comuns é sobre motores. Hoje em dia ao motores bushless são mais divulgados que os brushed (com bucha) que eram muito utilizados até meados da década de 2000. Vou falar aqui sobre os brushless pois brushed são passado, não valem a pena em nenhuma hipótese.

Para começar, é preciso entender que eles têm uma nomenclatura ou classificação específica. Esta é baseada em voltas (Truns), por exemplo, um motor stock pode ter 10.5 ou 13.5 turns. Existem motores com 4.5 ou até menos turns, mas se não anda em uma pista própria esqueça-os.

Sempre, desde que comecei a mexer no RC quem começa que saber quanto que o carro chega, quantos km/h. Sinceramente isso não importa, isso só quer dizer que o carro chega a 60-ou 80 (já vi gente dizendo que o carro chegou a 120 km/h, mas estas pessoas também já viram Papai Noel e acreditam que Elvis está vivo).

O importante é saber com quem vai andar, em que pista, e qual motor é permito no campeonato. Não se preocupe em comprar um motor com poucas turns para chegar a 120 km/h. Primeiro que não vai chegar, segundo por que vc vai correr muito e só, sozinho mesmo.

Quando se começa o ideal é ter um 10.5, pois a maioria dos campeonatos utiliza motores com esta potência. Há campeonatos no Rio, São Paulo e Curitiba com regras para 10.5. Se não for competir começa com um 13.5 ou até um 17.5. Não irá desgastar oi carro e vai te ajudar a ter maior controle.

Entre os motores brushless há opções com ou sem sensor. Se não for competir e não quer gastar muito tente um sem sensor mesmo, mas se quiser ir para as pistas pegue um com sensor. Ele entrega mais potência com suavidade, é muito mais ajustável.

Além disso os motores brushless, em sua maioria contam com ajuste de “avanço”. Sobre este ajuste vou falar em outro posto para tentar dar mais detalhes.


Pense bastante antes de comprar um motor para seu carro, use um que vá poder andar com amigos ou em um campeonato e esqueça esta lenda da velocidade máxima, isso é coisa de quem não entende de RC.