Algumas características de pista devem ser consideradas para
a escolha entre estes dois tipos de material que podem compor o chassis principal
do auto.
Começando pelo chassi de alumínio. Obviamente, bem mais
rígido que o de carbono. Ele é ideal em pista com muito grip, como pistas de
carpete.
Este tipo de chassi começou a ficar mais popular quando os
carros com chassis de carbono passaram a ser muito flexíveis e torciam muito, e
tinham velocidade de curva muito baixa. Com o chassis de alumínio eles
conseguem muito mais velocidade de curva em pistas de carpete e alto grip.
Já o chassis de carbono tem mais flexibilidade.
Flexibilidade no carro de turismo é diretamente ligada a maior tração. As
pistas de asfalto são propícias para o uso de chassis de carbono pois costuma
ter menos grip, muito por conta de serem mais sujas que as cobertas.
Há ainda outros fatores que mudam, com a escolha do chassis.
Um dos principais é o centro de gravidade. Um baixo centro de gravidade sempre
significa uma vantagem. Com o peso mais “baixo” o carro tem menos chance de
capotar e mais estabilidade.