Chassis de alumínio ou fibra de carbono?

 


Algumas características de pista devem ser consideradas para a escolha entre estes dois tipos de material que podem compor o chassis principal do auto.

Começando pelo chassi de alumínio. Obviamente, bem mais rígido que o de carbono. Ele é ideal em pista com muito grip, como pistas de carpete.

Este tipo de chassi começou a ficar mais popular quando os carros com chassis de carbono passaram a ser muito flexíveis e torciam muito, e tinham velocidade de curva muito baixa. Com o chassis de alumínio eles conseguem muito mais velocidade de curva em pistas de carpete e alto grip.

Já o chassis de carbono tem mais flexibilidade. Flexibilidade no carro de turismo é diretamente ligada a maior tração. As pistas de asfalto são propícias para o uso de chassis de carbono pois costuma ter menos grip, muito por conta de serem mais sujas que as cobertas.

Há ainda outros fatores que mudam, com a escolha do chassis. Um dos principais é o centro de gravidade. Um baixo centro de gravidade sempre significa uma vantagem. Com o peso mais “baixo” o carro tem menos chance de capotar e mais estabilidade.