Motor centralizado no chassis já faz parte da maioria das
opções do mercado. Pode não parecer, mas fazer a fiação do carro com este tipo
de motor é muito pior que fazer com o motor traseiro.
A fiação é uma das coisas mais importantes do automodelo.
Com o motor centralizado, o fio “BEC” do ESC tem que passar da traseira para a
dianteira do carro, onde fica o receptor.
No Awesomatix há uma espécie de canaleta, onde o fio pode
passar, sem ficar encostando no motor e sem atrapalhar a torção do carro. Mas o
fio tem que ser bem maior que em um com o motor traseiro.
A “recompensa” vem com a fiação do FAN. Ele fica entre o
receptor e o motor, onde há uma “grande” área com espaço livre, o que não
existe num modelo com motor traseiro e que aumenta bem a circulação de ar.
Como uso bateria curta, eu fiz uma alteração também na
posição do capacitor do ESC, colocando-o no lado direito do chassis, atrás da
bateria.
Com o motor centralizado já vi várias opções de arrumação,
com o receptor no lado direito e com o receptor na parte posterior do motor. Há
mais possibilidades. Apesar de usar mais fio, o carro consegue ser mais “elástico”
que um com o motor traseiro, que parece mais arrumado e organizado.
No geral, é mais chato de arrumar e esconder os fios em um
chassis com motor centralizado, mas é possível fazê-lo.