Não há muito como fugir delas agora. As balanças tipo “A”,
ou em formato de letra “A” se tornaram comuns nos touring cars atualmente. Elas
não são novidades no automodelismo, os modelos a combustão já as usam há algum
tempo, e alguns elétricos já as tiveram como item de série.
Mas, desde o lançamento do Awesomatix A700 e do
contemporâneo Schumacher Mi5 elas vem se popularizando. Tornaram-se sinônimo de
carro rápido. A seguir eu conto algumas vantagens que vejo neste tipo de balanças.
Facilidade de montagem e troca
Isso é, de fato, algo muito bom para quem compete. Poder
trocar as balanças de maneira mais rápida sempre é melhor. Isso acontece com as
balanças tipo “A”. Elas são presas apenas em suas extremidades, diretamente no
chassis e não precisam de montantes, que sempre atrapalham e dificultam as
trocas.
Durabilidade
Outra vantagem das balanças “A” é a durabilidade. Elas
aguentam muito mais as pancadas e trancos. Claro, são mais caras, por
normalmente são de carbono nos modelos mais modernos.
Mantém o setup
Isso foi algo que descobri depois de usar carros com
balanças “A”. Elas mantêm o setup por muito mais tempo de cambagem e caster que
as tradicionais. Mesmo depois de algumas pancadas o carro permanece com as
medidas colocadas.
Evitam tensão e atrito
Para mim esta é uma das principais vantagens delas. Elas são
muito mais soltas que as antigas o que ajudar a deixar o carro sem nenhuma
resistência nos amortecedores, fica amis fácil de ajustar e o carro responde
melhor na pista.