HPI Pro4 (2004)

Neste post vou falar sobre outro carro que tive e que me lembro bem, o HPI Pro 4. Esse foi o meu primeiro modelo da HPI. O Pro 4 tinha tração por eixo cardã e era muito rápido. Nesta época o Associated TC3 ainda fazia sucesso, estava em final de carreira, mas o cardã sempre era uma opção para se considerar.

Tive o TC3 e sempre achei o Pro 4 mais rápido. Era muito bem acabado e muito bonito com as peças em alumínio na tradicional cor púrpura. Claro que ele tinha contras: retirar o motor para troca ou manutenção era mais demorado e trabalhosos que em modelos com transmissão por correias. Outra coisa que atrapalhava era a troca de coroa, bem mais complexa que num carro dual belt.

Os parafusos eram em polegadas, mas isso não atrapalhava tanto, já que estava costumado com o TC3. Todos em alumínio. Além de muito rápido (até hoje lembro dele e fico pensando como podia ser tão rápido para um carro com cardã) ele era resistente, não dava quase nenhuma manutenção.

O HPI Pro4 ganhou dezenas de títulos no mundo todo, com destaque para corridas no Japão e Estados Unidos. Ele também foi o auto que deu destaque a lenda Atsushi Hara, que até hoje piloto e dá consultoria para várias marcas. O sucesso do piloto tem muito do Pro 4.

Clique nas imagens para ampliá-las.