O ESC, também conhecido como speed control, speed e por aí
vai é o cérebro do carro. Trata-se de uma central eletrônica que vai dizer se
ele freia, como freia, como acelera, se tem ABS e por aí vai.... Hoje em dia os
ESCs tem dezenas de ajustes, turbo (que é como se fosse uma segunda marcha no
carro) e programação em cartões próprios ou computadores via USB.
O estilo de pilotagem de cada um pode ser ajustado pelo ESC.
Além disso ele também se ajusta de acordo com a pista, temperatura e tipo de
carro, mas tudo isso é feito através da programação do speed.
A potência do speed pode ser identificada através da
amperagem: quanto mais A melhor. Por exemplo um ESC de 45 A aguenta motores
mais fracos, já um de 1260 A pode ser usado em competição sem problemas.
Assim como os motores brushless os ESCs podem ter sensor ou
serem sensoreless. Cada um para cada tipo de motor. O ESC é um componente que
tem que ser comprado sem pensar muito em economia, pois um bom ESC pode durar
muitos anos e ajudar diretamente no desempenho do carro.