Em 1999 a Tamiya resolveu que era hora de fazer um carro de competição moderno. O modelo de competição da marca naquela época era o TA03 Pro, que havia conseguido alguns títulos importantes, com destaque para a versão David Jun, que tinha uma lista completa de opcionais.
Mas o TA03 tinha o desenho já ultrapassado. O mercado já havia mostrado que os carros com baterias divididas e a arquitetura moderna de suspensão eram mais rápidos. E foi aí que a Tamiya projetou o 414TRF (acima).
O carro chegou com o que havia de mais moderno para competição na época. Motor traseiro, baterias side by side, todos os ajustes de suspensão, bulkheads em alumínio e motor traseiro central, com tração por dupla correia.
Apesar disso o carro não foi um modelo dos mais vencedores. Mas ele serviu de base para anova geração de modelos Tamiya da competição que alguns anos depois passaram a dominar nas pistas. Além da versão de pista havia também a versão de entrada, a TA04 (abaixo), que também fez muito sucesso com dezenas de opções de bolhas.